EFA

bem-vindo ao meu blogue!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Geoparque Porto Santo

Geoparque Porto Santo

Geoparque Porto Santo é aspirante a Geopark europeu pelo que a aceitação da candidatura de Porto Santo à rede europeia (EGN) e rede global (GGN) de Geoparks passa, no entanto, pelo atingir de várias etapas intermédias, nomeadamente a de ser reconhecida como Geoparque Regional e Geoparque Nacional.

Só com um conhecimento perfeito sobre o que é um Geopark Europeu se pode tomar a decisão, de modo fundamentado e consciente, por todos os que, forçosamente, terão de ser intervenientes no processo (População, Autarquia,Privados).

Com este projecto, pretendem-se alcançar os seguintes objectivos gerais:

1.     Conhecer e conservar o património geológico da ilha do Porto Santo, reconhecido pela Câmara Municipal como uma mais-valia importante para o Concelho;
2.     Promover e valorizar este património junto das populações locais e do grande público;
3.     Sensibilizar a população escolar para a importância do património natural, em geral, e geológico, em particular, no âmbito da Conservação da Natureza;
4.     Promover um turismo sustentável de qualidade, suportado nos valores naturais e culturais da região;
5.     Potenciar e incentivar o desenvolvimento de actividades económicas tradicionais relacionadas com o património natural e o turismo;
6.     Desenvolver e implementar estratégias de divulgação turística e científica do Porto Santo;

Geossítios

Nome: Pico da Ana Ferreira
Localização: Ponta
Disjunção Prismática do Pico Ana Ferreira
A rocha que constitui o Pico de Ana Ferreira formou-se a partir de um magma de composição intermédia de uma câmara magmática subjacente à actual crista do pico de Ana Ferreira. Esta rocha, mugearito, apresenta uma cor cinzenta e é mais resistente do que a rocha que a circunda, o basalto, que se encontra actualmente muito alterado.
A disjunção prismática ou colunar que se observa no Pico de Ana Ferreira deve-se ao lento arrefecimento do magma que consolidou a uma certa profundidade, no interior da conduta que terá alimentado um aparelho vulcânico à superfície, que a erosão há muito já eliminou.



Nome: Ilhéu da Cal
Localização:
Recifes Fósseis e Galerias do Ilhéu da Cal
O Ilhéu de Baixo ou da Cal é o maior Ilhéu do Porto Santo, onde a indústria de extracção calcária teve início no séc. XVIII para o fabrico de cal, material estratégico usado na construção de vários tipos de edifícios por alvenaria.
Na sequência estratigráfica é possível observar escoadas lávicas submarinas, cinzas vulcânicas e espessas camadas de calcário formados em ambiente litoral recifal sob clima tropical em águas de profundidade não superior a 40 metros.

Nome: Ilhéu de Cima
Localização:
Tubos de lava
Os tubos de lava que podemos encontrar nas vertentes do Ilhéu de Cima são localmente designados como a "Pedra do Sol" pela estrutura raiada que apresenta. Estes tubos formam-se a partir da lava que deixa o ponto de erupção e desliza a elevadas temperaturas sobre a superfície em forma de canais. Ao entrarem em contacto com o ar que está muito mais frio, estes tubos solidificam criando uma crosta que permite que o fluxo de lava mantenha a sua temperatura no interior. Este mecanismo é típico de escoadas basálticas que permitem que a lava alcance grandes distâncias fluindo no interior do tubo. À medida que o arrefecimento decorre, a lava retrai e define-se um padrão geométrico de finas fracturas que dão origem ao aparecimento de estruturas prismáticas cujo alinhamento define a direcção em que se deu o arrefecimento, neste caso do exterior para o interior do tubo.


Nome: Praia
Localização:
Areias biogénicas carbonatadas, fossilíferas
As areias de tom amarelado da Praia do Porto Santo são únicas no contexto das praias de Portugal continental e insular pois são o resultado directo da erosão dos eolianitos que ainda ocorrem em vários sectores da ilha. Os seus grãos são essencialmente constituídos por microfósseis e pequenos fragmentos de algas calcárias, conchas de moluscos e outros restos fossilizados de organismos marinhos que se desenvolveram há milhares de anos em torno da ilha do Porto Santo, durante a última glaciação (Wurm).

Sem comentários:

Enviar um comentário