EFA

bem-vindo ao meu blogue!

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Como se formou o Porto Santo

COMO SE FORMOU O PORTO SANTO?
A nossa Ilha formou-se devido a uma actividade vulcânica em meio submarino. Pensa-se que a ilha se formou ao longo de três fases de vulcanismo.
Os principais tipos de rochas existentes no Porto Santo são: Rochas Magmáticas (Basaltos), Rochas Metamórficas e Rochas Sedimentares (Areia da Praia e o Salão).
QUE LOCAIS TÊM INTERESSE GEOLÓGICO NO PORTO SANTO?
Pico Ana Ferreira, Morenos, Zimbralinho, Ilhéu de Cima, Serra de Fora, Baião Navalhão, Serra de Dentro, Pico Branco, Pico da Cabrita, e Fonte da Areia.


DOS LOCAIS MENCIONADOS SÃO DE PARTICULAR INTERESSE:

PICO DA ANA FERREIRA
A rocha que constitui o Pico Ana Ferreira formou-se a partir do magma de composição intermédia de uma câmara magmática subjacente à actual crista do Pico Ana Ferreira.

ILHÉU DA CAL:
 O Ilhéu Baixo ou da Cal é o maior Ilhéu do Porto Santo, onde havia extracção calcária, para o fabrico de cal, que era usada na construção civil.

ILHÉU DE CIMA:
Os tubos de lava que podemos encontrar nas vertentes do Ilhéu de Cima são localmente designados como a (Pedra do Sul).
Estes tubos formaram-se a partir da lava da erupção que desliza pela superfície em forma de canais.
Ao entrarem em contacto com o ar que está muito mais frio, estes tubos solidificam, criando uma crosta que permite que o fluxo de lava mantenha a sua temperatura no interior.

PRAIA:
As areias de tom amarelado da Praia do Porto Santo são únicas no contexto das praias de Portugal Continental e Insular, pois são o resultado directo da erosão dos eolianitos que ainda ocorrem em vários sectores da ilha.
Os seus grãos são, essencialmente, constituídos por micro fósseis e pequenos fragmentos de algas calcárias.
O QUE É UM GEOPARQUE?
Um GEOPARQUE é uma área com exposição territorial e limites bem definidos, que contem um número significativo de sítios de interesse geológico, com particular importância, raridade ou relevância cénica/ estética, com muito interesse histórico-cultural e riqueza em biodiversidade. Estes sítios que reportam a memória da terra fazem parte de um concelho de protecção, educação e desenvolvimento sustentável.
Um Geoparque tem como objectivos primários:
Conservação
Um geoparque procura a preservação dos geossítios de particular importância, explorando e desenvolvendo métodos de excelência em conservação. A autoridade de gestão de geoparque assegura as medidas de protecção adequadas.

Educação
Um Geoparque apoia a investigação científica em cooperação com as universidades e instituições de investigação, estimulando o diálogo entre as Ciências da Terra e as populações locais.

Turismo de Natureza
Um Geoparque estimula a actividade económica e o desenvolvimento sustentável através do Turismo de Natureza.
Este facto tende a encorajar a criação de empresas locais ligadas ao sector do Turismo de Natureza, com produtos de qualidade certificada.




GEOPARQUE PORTO SANTO
Só com um conhecimento perfeito sobre o que é um Geoparque Europeu se pode tomar a decisão, de modo fundamentado e consciente, por todos os que, forçosamente, terão de ser intervenientes no processo (População ,Autarquia, Privados)

Os aspectos positivos para o Porto Santo com a constituição do Geoparque:

1.     Conhecer e conservar o património geológico da ilha do Porto Santo, reconhecido pela Câmara Municipal como uma mais-valia importante para o concelho;
2.     Promover e valorizar este património junto das populações locais e do grande público;
3.     Sensibilizar a população escolar para a importância do património natural, em geral, geológico, em particular, no âmbito da Conservação da Natureza;
4.     Promover um turismo sustentável de qualidade, suportado nos valores naturais e culturais da região;
5.     Potenciar e incentivar o desenvolvimento de actividades económicas tradicionais relacionadas com o património natural e o turismo;
6.     Desenvolver e implantar estratégias de divulgação turística e científica do Porto Santo;






CONCLUSÃO
Os aspectos positivos da constituição do Geoparque são benéficos para o Porto Santo, porque dão a conhecer, não só a Ilha, mas também os locais de interesse geológico para o turismo.
O Porto Santo não é só procurado no Verão, mas também no Inverno.
A nossa ILHA é praticamente conhecida mundialmente, pelo seu património natural.


















BIBLIOGRAFIA

SILVA, João Baptista Pereira, Areia do Porto Santo: geologia, génese, dinâmica e propriedades justificativas do interesse medicinal, Madeira Rochas Divulgações Cientificas e Culturais Julho de 2003.

http://www.geoparkportosanto.com/

Sem comentários:

Enviar um comentário